O estudante pernambucano Denis José da Silva, de 17 anos, tem um sonho: estudar medicina. Apesar de todas as dificuldades que passou e passa na vida, Denis está terminando o ensino médio esse ano, e ano passado ele foi contemplado com uma bolsa de intercâmbio para estudar no Canadá pelo Ganhe O Mundo {programa do governo de Pernambuco que concede bolsas de intercâmbio para estudantes do ensino médio de escolas estaduais}. Enquanto no Canadá, o estudante visitou uma feira de universidades na escola canadense, e se inscreveu para uma vaga em Medicina.
Isso foi em janeiro de 2016, e no início de junho recebeu um e-mail dizendo que havia sido selecionado, pedindo sua documentação, que foi então enviada. Menos de 2 semanas depois, Denis recebeu a confirmação que havia sido contemplado não apenas com a bolsa de estudos, mas também com alimentação e moradia, e que ele apenas necessitaria enviar uma taxa de 250 dólares.
Foi feita uma vaquinha virtual para ajudar a costear as passagens, roupas de frio, etc, e o estudante conseguiu arrecadar 29 mil reais {prova que tem gente boa no mundo ainda!}. Mas infelizmente o processo se tratava de mais um scam.
Scam nada mais é que um golpe. Golpe que pode ser dado por carta, virtualmente, ou pessoalmente, e em qualquer lugar do mundo. São pessoas que agem de má fé e se aproveitam da inocência, boa vontade, ou desespero de algumas pessoas, para “ganharem” dinheiro com isso.
Aqui nos Estados Unidos é MUITO comum, e às vezes muito bem bolados. Um dos {alguns} que já recebi foi o do cheque com um valor X, pedindo para o recipiente depositar e reenviar uma parte {tipo o troco}, mas o cheque recebido é sem fundo, ou seja, você não recebeu valor algum, e ainda depositou uma quantia. Esse é mais na cara, mas muita gente cai. Essas ofertas meio que milagrosas também acontecem muito por aqui! É aquela coisa… quando a esmola é muita, o santo desconfia.
O que aconteceu com Denis serve de exemplo para todos nós. Uma pena que ele tenha caído nesse golpe – muito bem arranjado por sinal, pois os malandros se infiltraram em uma feira de universidade, e no Canadá. Como desconfiar?
O jovem está disposto a devolver toda a quantia doada para as pessoas que acreditaram nesse sonho com ele. O sonho continua vivo, só que Denis irá continuar estudando para ter uma boa nota no ENEM e tentar uma vaga em medicina no Brasil.
O que gostaria de dizer à esse jovem é que ele não deve desistir. Pois se olharmos pelo bright side, a quantidade de pessoas que se uniram para ajudá-lo é muito maior do que os farsantes que se uniram para tentar derrubá-lo. Espero que alguém com melhores condições financeiras veja o esforço desse ex morador de rua, que é exemplo para muitos jovens {e adultos} do nosso Brasil.
Fonte: JC Online.
Por Izabelle Azevedo – blog #BelleNaAmérica
Para atualizações diárias, é só seguir o Instagram e o Twitter @bellenaamerica, e o snap iammissbelle. E também se inscrever aqui no blog e no canal do Youtube pra não perder nenhuma postagem!
———> Já conhece o #ProjetoEntrandoNoEixo? Clica aqui!
Deixe um comentário