O Estudante Que Não Vai Mais Cursar Medicina No Canadá e os Famosos “Scams”

man-390339
O estudante pernambucano Denis José da Silva, de 17 anos, tem um sonho: estudar medicina. Apesar de todas as dificuldades que passou e passa na vida, Denis está terminando o ensino médio esse ano, e ano passado ele foi contemplado com uma bolsa de intercâmbio para estudar no Canadá pelo Ganhe O Mundo {programa do governo de Pernambuco que concede bolsas de intercâmbio para estudantes do ensino médio de escolas estaduais}. Enquanto no Canadá, o estudante visitou uma feira de universidades na escola canadense, e se inscreveu para uma vaga em Medicina.

Isso foi em janeiro de 2016, e no início de junho recebeu um e-mail dizendo que havia sido selecionado, pedindo sua documentação, que foi então enviada. Menos de 2 semanas depois, Denis recebeu a confirmação que havia sido contemplado não apenas com a bolsa de estudos, mas também com alimentação e moradia, e que ele apenas necessitaria enviar uma taxa de 250 dólares.

Foi feita uma vaquinha virtual para ajudar a costear as passagens, roupas de frio, etc, e o estudante conseguiu arrecadar 29 mil reais {prova que tem gente boa no mundo ainda!}. Mas infelizmente o processo se tratava de mais um scam.

Scam nada mais é que um golpe. Golpe que pode ser dado por carta, virtualmente, ou pessoalmente, e em qualquer lugar do mundo. São pessoas que agem de má fé e se aproveitam da inocência, boa vontade, ou desespero de algumas pessoas, para “ganharem” dinheiro com isso.
Aqui nos Estados Unidos é MUITO comum, e às vezes muito bem bolados. Um dos {alguns} que já recebi foi o do cheque com um valor X, pedindo para o recipiente depositar e reenviar uma parte {tipo o troco}, mas o cheque recebido é sem fundo, ou seja, você não recebeu valor algum, e ainda depositou uma quantia. Esse é mais na cara, mas muita gente cai. Essas ofertas meio que milagrosas também acontecem muito por aqui! É aquela coisa… quando a esmola é muita, o santo desconfia.

O que aconteceu com Denis serve de exemplo para todos nós. Uma pena que ele tenha caído nesse golpe – muito bem arranjado por sinal, pois os malandros se infiltraram em uma feira de universidade, e no Canadá. Como desconfiar?

O jovem está disposto a devolver toda a quantia doada para as pessoas que acreditaram nesse sonho com ele. O sonho continua vivo, só que Denis irá continuar estudando para ter uma boa nota no ENEM e tentar uma vaga em medicina no Brasil.

O que gostaria de dizer à esse jovem é que ele não deve desistir. Pois se olharmos pelo bright side, a quantidade de pessoas que se uniram para ajudá-lo é muito maior do que os farsantes que se uniram para tentar derrubá-lo. Espero que alguém com melhores condições financeiras veja o esforço desse ex morador de rua, que é exemplo para muitos jovens {e adultos} do nosso Brasil.

Fonte: JC Online.

Por Izabelle Azevedo – blog #BelleNaAmérica

Para atualizações diárias, é só seguir o Instagram e o Twitter @bellenaamerica, e o snap iammissbelle. E também se inscrever aqui no blog e no canal do Youtube pra não perder nenhuma postagem!

———> Já conhece o #ProjetoEntrandoNoEixo? Clica aqui! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s