#ProjetoEntrandoNoEixo -Planejando Suas 24 Horas

IMG_4701

Na vida, o tempo é o nosso ouro, e nem sempre nos damos conta disso. O quão rápido ou não as horas passam, é muito relativo – algumas pessoas {acredito que a maioria} gostaria de ter mais tempo, outras, nem tanto.
Bem, filosofias à parte, o fato é que todos ganhamos 24 horas diárias, independente de precisar de mais, ou menos. Tem alguém que precisa de menos, Bial?
Mas calma lá, dessas 24 horas, precisamos tirar o tempo do sono, que deveria ser o que? 8 horas por dia? Isso também é relativo! Eu preciso de 7 horas de sono {+ 1 hora embolando na cama até ter a capacidade funcional de levantar…}. Enfim. Seu organismo funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você não.

neon-1191281_1280

Pensando nisso, resolvi dividir algo que considero interessante. O assunto é produtividade, que tem tudo a ver com o projeto. Ser produtivo é quando você consegue aproveitar o máximo seu tempo para fazer coisas úteis – entenda que *úteis* pode ser também dar aquela saidinha com os amigos, socializar virtualmente, ou assistir aquele filme… Aquelas coisas que você gostaria de fazer, mas não encontra tempo, também têm tudo a ver com produtividade.
E o que é produtividade? Achei um significado perfeito pra o que quero debater aqui:
“É obter a melhor relação entre volume produzido e recursos consumidos” – onde volume produzido seriam suas tarefas ou compromissos, e recurso consumido seria tempo.
– Mas pessoa que escreve nesse blog, como isso é possível?
Existem alguns obstáculos que nos atrapalham na corrida de terminar algo que estamos fazendo: distrações. E as distrações estão em todo lugar nos dias de hoje! O smart phone que o diga… É Facebook, Whatsapp, Snapchat, quê mais? Eu sei que tem mais! HAHAHAH
Isso tudo é legal, concordo. Mas atrapalha na hora que estamos tentando estudar, ou terminar um trabalho da faculdade, ou do trabalho, e até um post no blog! {sim, me identifiquei}. Mas isso é uma ferida que deveria ser assunto pra outro post.
Outra coisa é se comprometer com mais do que você deveria. E é nessa tecla que vou bater hoje.

shoe-1099446_1280

Você tem um armário para guardar sapatos. Nesse armário cabem apenas 24 pares, mas você pensa “Dá pra colocar 2 pares em alguns espaços se eu apertar um pouco“. Mas se apertar os sapatos, não vai danificá-los? [emoji pensativo]
No meu ver, é bem provável que danifique sim.
Você tem 24 horas. Dessas 24 horas, mais uma vez, 8 você {deveria} tira pra dormir; acrescente escovar dentes, tomar banho, comer, ir ao banheiro – isso são suas “tarefas” fisiológicas diárias que também devem entrar na conta do seu dia.
Nisso, meu amigo(a), pra ser bem realista, te sobram 14 horas. Então você deveria planejar seu dia ao redor dessas horas que “te sobram”.
Esse planejamento vai variar muito da rotina de cada um: se você pega trânsito, se estuda e trabalha, dos objetivos que você tem, etc.
Partindo desse princípio, você pode colocar num papel {ou no seu computador} todas as tarefas que você quer finalizar durante a semana, por exemplo, e dividir para os dias, de acordo com seus horários, e de acordo com sua matemática de quanto tempo cada coisa vai tomar.
Matemática! Que bom que o básico não é difícil, né verdade? Vamos usá-la…
Ex.: Um post como este que você está lendo agora toma mais ou menos 3 horas do meu tempo – incluindo a arte. Isso é possível porque eu já tinha a ideia em mente, e só fiz executar. Eu sabia que iria trabalhar hoje até as 3 da tarde, e que chegaria em casa às 4:30 +-. Então eu sabia que teria que vir direto pra casa e começar o post assim que chegasse, se quisesse postar até as 8 da noite horário de Brasília.
Meu pensamento depois do cálculo foi:
É possível? Sim!
Posso me comprometer? Sim!
Tem algo que deveria colocar como prioridade? O post é a prioridade {já que era pra eu ter postado ontem, mas estava trabalhando}.
Então eu disse “sim” para algo que seria possível acrescentar ao meu horário.
Por que é importante saber se você pode se comprometer com algo ou não?
Se você tem muita coisa pra fazer no seu dia-a-dia, e esquece que o ponteiro do relógio não vai parar de girar, o que pode acontecer é:
1 – Você não terminar suas tarefas e acabar frustrado(a) ou até levar um puxão de orelha de alguém;
2 – Você fazer tudo nas pressas, e perder alguns detalhes {danificar os sapatos};
3 – Você trabalhar mais do que deveria para tentar terminar tudo da sua lista.

Antes de assumir um compromisso, seja com você mesmo ou com alguém, pense duas vezes. Reflita sobre seus horários, considere acontecimentos adversos, estipule uma margem de erro {sempre para mais quando se trata de horários}, e saiba identificar sua prioridades. Sempre leve em consideração seu armário de sapatos, e quantos pares cabem nele.
O post acaba aqui, mas o assunto não. Domingo tem mais!

Agora quero saber… Cumpriu sua meta da semana que passou? Tem uma meta nova?

Se você curtiu o post de hoje, e não conhece ainda o #ProjetoEntrandoNoEixo, clica aqui pra acessar os posts anteriores. Não esquece de passar a ideia adiante e ajudar outras pessoas a também resgatarem o foco e entrarem no eixo! 😉

Para atualizações diárias, é só seguir o Instagram e o Twitter @bellenaamerica, e o snap iammissbelle. E também se inscrever aqui no blog e no canal do Youtube pra não perder nenhuma postagem!

NO-VI-DA-DE: tô no Periscope também, e tô doida pra fazer um live!
Add lá @bellenaamerica 

Xo,
Belle Azevedo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s