Sweet Home Alabama… esse foi nosso segundo destino! Da Carolina do Norte {onde mostrei num post anterior}, partimos pro Alabama, mais precisamente para a cidade de Birmingham {pra eu acertar dizer e escrever esse nome foi pau}. Na maior cidade do estado, que abriga aproximadamente um quarto de sua população, visitamos dois locais muito interessantes!
- Vulcan Park & Museum
A cidade de Birmingham ficou conhecida pela produção de ferro e aço, no início do século XX. A ideia de fazer a estátua de ferro do deus do fogo, Vulcan, surgiu com a esperança de fazer a cidade ser reconhecida mundialmente, e aumentar os negócios de exportação dos materiais produzidos por lá. A história é longa, e você pode conferir {em inglês} aqui.
- 16th St Baptist Church & Kelly Ingram Park
O início dos anos 60 aqui nos Estados Unidos foi marcado por vários conflitos por conta da resistência da população branca em aceitar que os negros fizessem parte da sociedade, frequentassem os mesmos locais, tivessem os mesmos direitos na verdade até hoje existe essa resitência, né?! Mas enfim. No sul do país, esses conflitos foram ainda mais intensos.
Eis que Birmingham, no Alabama, foi uma cidade onde aconteceram os principais protestos liderados por Martin Luther King Jr {ativista e líder na luta pelos direitos civis}. A praça {Kelly Ingram Park} foi cenário desses protestos, e relata em suas esculturas, a trajetória dos acontecimentos que mudaram a sociedade, dando início à igualdade de direitos para pessoas negras.
Em uma das esquinas dessa praça, temos a 16th St Baptist Church {Igreja Batista}, que por ser frequentada por negros, e ter sido o ponto das reuniões dos grupos ativistas, foi alvo da crueldade dos brancos, que bombardearam a igreja em 15 de Setembro de 1963, matando 4 meninas. A igreja foi restaurada, e as meninas ganharam um monumento na praça, em honra de suas jovens vidas perdidas.
Nessa mesma área tem também o Birmingham Civil Rights Institute. Para quem gosta de história, e tem interesse no movimento dos direitos civis americano, Birmingham é uma das paradas principais. Muita história e luta.
- Dreamland BBQ
Claro que tinha que ter uma parada em um barbecque americano! hahahaha
O da vez foi o Dreamland. Não tinha fila feito o 12 Bones, mas o lugar é bem interessante! Tem uma decoração massa com placas de carro com “frases” {meu sonho ter uma assim quando eu tiver meu carro hahaha}, tem também posters de músicos e bandas autografados, toda uma iluminação especial. Mas o que eu mais gostei foi a placa de luz dizendo “No farting” {sem peidos kkkkkkkk}.
E tem vídeo pra você conferir tudo isso aí que falei acima!
Se você se empolgou e quer fazer uma viagem dessas também, te conto aqui como planejar!
E logo mais tem vídeo em NOLA {New Orleans}!
Deixem suas opiniões, sugestões, críticas, ou esculhambações, aí nos comentários! 😉
Para atualizações diárias, é só seguir o Instagram e o Twitter @bellenaamerica, e o snap iammissbelle. E também se inscreve aqui no blog e no canal do Youtube pra não perder nenhuma postagem!
NO-VI-DA-DE: tô no Periscope também, e tô doida pra fazer um live! Add lá @bellenaamerica
Xo,
Belle Azevedo.
Adorei o post! Beijo
CurtirCurtir
Obrigada!
Xoxo
CurtirCurtir
Que interessante essa cidade. Eu amei a estátua das garotinhas, é linda! Já tinha gostado quando vi só a foto e agora que li sobre a estória dela e a importância dessa cidade na luta pela igualdade de direitos fiquei ainda mais encantada!
CurtirCurtir
Glad you could visit our fair city! Thanks for sharing your adventures.
CurtirCurtir